28 de novembro de 2008

#3 Brainstorm IN Typography 01

Novamente peço desculpas pelo atraso! Sei que a proposta é postar todas as terças-feiras, mas esta foi uma semana atípica! Bom, vamos ao tema desta semana

Tipografia é uma palavra originada do grego: typos significa forma e graphein significa escrita.

Este post é o primeiro sobre tipografia, tema que será abordado também nos próximos posts. A proposta é tentar ser o mais abrangente possível neste tema, tratando desde a origem das fontes serifadas até instruções de como fazer uma melhor escolha e utilização da tipografia adequada para cada tipo de demanda.

Nessa semana, no entanto, seremos um pouco mais específicos. O tema a ser abordado é a Anatomia das Letras, ou seja, a terminologia adequada para designar as partes da letra e também as relações das letras entre si.

A partir do vídeo abaixo é possível ter uma idéia melhor a respeito do assunto, embora ele esteja em espanhol:



A Anatomia das Letras leva, portanto, este nome devido à maneira como são definidas as características de cada letra, características essas que podem variar juntamente com a tipografia.














O site tipografos.net desponibiliza maiores informações sobre as várias denominações dadas a cada parte da letra e a maneira como elas são classificadas.

Falemos, agora, um pouco sobre alguns conceitos importantes para o designer e que devem ser considerados ao estudar ou criar um tipo.

Altura x: corresponde à altura de um x minúsculo, que é igual ao corpo de qualquer outra letra em caixa baixa excluindo seus ascendentes e descendentes. Vale lembrar que a altura x normalmente não corresponde à metade da altura da versal até a base

Linha da Base e Altura da Versal: São, respectivamente, o eixo onde as letras repousam e a altura correspondente à distância entre a linha da base e o topo da maiúscula. É comum que, em algumas tipografias, a ascendente de alguns elementos se estenda levemente acima da altura da versal.

Serifa: As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem, principalmente, no fim das hastes das letras. Sua origem é bem peculiar: antes do surgimento da escrita com pena e tinta no papel, os tipos eram gravados em blocos de rochas. Quando gravados sem as serifas, os blocos que entravam em contato com ambientes úmidos retiam água dentro das letras. Ao congelar, durante os invernos europeus, essa água presa nas letras acabava danificando o texto registrado. As serifas impediam que essa água ficasse retida, assim como, no papel, impedia que a tinta utilizada para a escrita escorresse e borrasse a folha. As serifas são as responsáveis pela maior classificação de tipos: fontes serifadas e não serifadas.

Largura de composição: Equivale à largura da letra, mais um pequeno espaço que a proteje das outras. Ela varia de acordo com a tipografia: é maior nos tipos extendidos e menos nos tipos condensados.

Peso: Algumas tipografias possuem um peso visual maior do que outras, ao compará-las no mesmo tamanho em pontos. O peso de um tipo faz referencia a espessura dos traços.













Entender os principais conceitos do estudo tipográfico e a anatomia das letras é muito importante para um profissional que trabalha desenvolvendo novos Tipos ou, até mesmo, para os demais diretores de arte, facilitando a escolha de determinada tipografia para uma demanda.

O estudo da tipografia, embora possa parecer complexo, mostra-se muito útil e compensador para os profissionais da área de publicidade, principalmente na direção de arte.

Semana que vem voltaremos com mais uma postagem sobre tipografia, abordando aspectos mais históricos, o que permite ao designer entender melhor as classificações dos tipos e também fazer um melhor uso deles no seu trabalho. Dúvidas? Sugestões? Mande um email para brainstorminblog@gmail.com!

Abraços e até semana que vem!

3 comentários:

Fábio Megale disse...

Muy bien, Buono!

Ennio disse...

Boa cara... agora acho q o negócio eh divulgar o site pra quem curte tbm.... tipo, sei lah, alunos de outros cursos de comunicação.... e etc.


Parabéns pelo tema... bem básico, ótimo pro começo do blog

MGF Arte - Criação de Sites disse...

Texto muito legal sobre esse assunto.